Dúvidas frequentes

Em vários aspectos, as casas de madeira são uma alternativa mais interessante para o consumidor do que as casas de alvenaria. Na realidade, trabalhamos com casas de madeira há mais de 30 anos. Podemos assegurar que elas não concorrem com alvenaria. É um conceito de moradia diferente, mais exótico, que proporciona uma maior harmonia com a natureza. O nosso consumidor quer algo personalizado. São pessoas de bom gosto e de ampla vivência cultural, pessoas viajadas, onde muitas delas, inclusive, residiram em casas de madeira em algum lugar do mundo e, por isso, não abrem mão da praticidade, economia, segurança e conforto. E fazem questão de estar em um ambiente onde o estar vai positivamente influenciar no ser. 

Eis alguns

 

  • Planejamento dos custos;
  • Economia;
  • Segurança;
  • Conforto Térmico;
  • Construção rápida, limpa e com pouco resíduo.

 

No tocante a aparência, gostamos de citar como exemplo comparativo um fato interessante que só a casa de madeira proporciona devido sua beleza natural.  Se você constrói uma casa de alvenaria com menos de 100 m2, por mais que você invista no acabamento, ela vai aparentar sempre uma CASINHA, sem expressão e suntuosidade. Ao construir em madeira, você não tem uma casa, você tem um CHALÉ exclusivo, charmoso, diferente, aconchegante, onde o tamanho não importa.  Imagine em tamanho maior?  Seguramente o melhor custo benefício do mercado.

Em decorrência ao dinamismo e o caráter inovador da arquitetura, desenvolvemos Kits de Vanguarda, onde por meio de técnicas exclusivas, conseguimos contemplar qualquer tipo de projeto. Já são sucesso nossas casas do tipo mistas. Achamos interessante por ser inovador, quebra um pouco o excesso de madeira. Tecnicamente compatibilizamos em alvenaria as partes da estrutura que teriam maior custo em madeira, tipo lajes e pilares (Pavimentos Superiores), como também, para possibilitar melhor asseio às partes molhadas, tais como paredes dos banheiros, cozinha e áreas de serviço.

 

Outro detalhe vantajoso para os que já construíram suas casas de alvenaria e não contemplaram um segundo andar (pavimento superior); estruturalmente nossas paredes de madeira são a solução perfeita para o problema. Além de possuir um peso específico 80,56% menor (35,00Kgf/m2) contra (180,00 Kgf/m2) da alvenaria, você tem uma obra com menos transtornos e grande economia, que pode chegar a 60% em relação a métodos convencionais.

 

Nossa filosofia é de encarar novos desafios. Nosso corpo técnico é de excelente nível, construímos em madeira tudo o que uma brilhante cabeça decoradora possa imaginar.

Trabalhamos também com madeira reflorestada do tipo Pinus e Eucalipto tratados, mais especificamente na nossa linha RÚSTICA (Asian Style), porém tradicionalmente trabalhamos com as chamadas de “Madeiras de Lei”, madeiras maciças, pesadas e com excelentes propriedades físico-mecânicas, inclusive de aparência mais exótica, de cor clara como Sapucaia, Timborana e Piquiá. Padrão exportação, são oriundas de projetos de Manejo Sustentável (Amazônia Legal), na qual temos parceria com a Sudam, Embrapa, como também licenças exigidas pelo IBAMA, pois cada Kit de Madeira fornecido acompanha o DOF/GF (Documentos de Origem Florestal).  

Tecnicamente a Durabilidade de uma Casa de Madeira depende diretamente da matéria-prima utilizada, onde a DENSIDADE é que determina sua DURABILIDADE.

Laudos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas – SP) classificam como de durabilidade indeterminada madeiras com densidade acima de 1.050 kgf/m3 (chamadas de Madeira de Lei), ou seja, um cubo de 1,00m x 1,00m x 1,00m pesaria aproximadamente uma Tonelada.

 

Trabalhamos com Madeira de Lei com densidade média de 1.250 kgf/m3, portanto asseguramos que os bisnetos dos nossos clientes usufruirão tranquilamente da mesma casa. Inclusive, sugerimos contatar netos de nossos clientes que atualmente as usufruem e nunca tiveram nenhum tipo de problema, pois habitam uma casa resistente a cupins (Brocas) e insetos xilófagos. Somos a Única empresa no Brasil que fornece certificado de 30 anos de garantia contra cupins, quebras e empenamentos limitados ao não uso diretamente no solo. A vida útil de nossas casas está estimada em mais de 300 anos.

Neste ponto, somos exclusivos. Todas as paredes dos nossos Kits são resistentes a tiros (Calibre 38), detalhe importante para tranquilidade e integridade física dos nossos clientes. Para melhor segurança nos acessos, fornecemos todas as portas e janelas em madeira maciça, como também os portais (local onde são assentadas portas e janelas) em rebaixo duplo, possibilitando ao cliente, caso queira, de forma mais estética, colocar grades do tipo que mais agrada.

 

No que se refere ao fogo, devido à alta densidade da madeira utilizada, só poderá ser iniciado através de maçarico (fogo com pressão), devido ser madeira de lei de alta densidade do tipo fibrosa, e não porosa (madeiras de baixa densidade). A principal diferença entre elas encontra-se no fato de que a madeira fibrosa não possui muito oxigênio em seu núcleo, dificultando a dissipação.  

 

No intuito de atender às exigências da legislação de prevenção e segurança contra incêndio (NBR 9442:1986 (ASTM E 162:12), nossos kits são fornecidos com o produtoCKC-VR®(Opcional). Em todos os testes já realizados, os resultados obtidos comprovam a extrema qualidade das madeiras que utilizamos, mostrando uma porcentagem muito baixa de deformação quando expostos a altos índices de impacto e calor. Com isto, a empresa garante que suas casas são, se não mais, pelo menos tão seguras como as casas comuns de alvenaria.

A manutenção das casas de madeira é extremamente simples e muito parecida com as casas de alvenaria. No Brasil, tem-se o hábito de utilizar vernizes convencionais (tipo filtro solar, etc.), que necessitam de manutenção em curtíssimos prazos. Estes produtos não são recomendados para áreas externas, pois criam uma película (filme) sobre a madeira, que exposta ao sol, desidrata rapidamente. Alguns países desenvolvidos já não utilizam este tipo de verniz há dezenas de anos.

 

Aconselhamos impregnante tipo STAIN (Semi Transparente), disponível no Brasil há alguns anos. Este penetra no núcleo da madeira, não deixando película, portanto não desidrata com facilidade e sua manutenção não é permanente, constante (4 anos) quando se quer obter aparência mais viva, que se faz apenas com um simples lixamento para limpeza da porosidade., Em seguida, reaplica-se apenas 1 demão e terá sua casa nova. Este tipo de verniz não requer mão de obra especializada. Trata-se de um produto líquido e de simples aplicação.

 

Aconselhamos que sua casa seja lavada externamente com ou sem sabão neutro, pelo menos 3 vezes por ano. Isto garantirá uma maior durabilidade do aplicado.

Não, de Forma alguma! Tecnicamente, madeira em geral tem como característica ser uma massa REFRATÁRIA, isolando de forma natural tanto o frio quanto o calor. Podem-se citar como exemplos, as paredes de uma Sauna Seca. Observe que são revestidas com madeira, evitando que o calor interno dissipe para parede externa. Outro simples exemplo são os cabos de madeira utilizados nos espetos, quando num churrasco, os mesmos lhe evitam queimar as mãos. Por outro lado observamos que antigas embarcações pesqueiras conservavam gelo durante dias utilizando raspas de Madeira como isolante térmico, portanto concluímos ser a madeira um excelente isolante térmico que a natureza nos proporcionou.

 

Na prática, usufrui-se deste benefício da seguinte forma: durante períodos em que o dia estiver com temperaturas mais altas, naturalmente à noite, o clima estará mais ameno. Procure abrir as portas e janelas da sua casa logo pela manhã cedo. Deixe o ar ameno adentrar, em seguida feche-as. Tal feito proporcionará o clima interno da sua casa mais agradável que o clima externo. Caso o calor seja necessário, faz-se o oposto.

 

Quando se pensa em utilizar casa de madeira somente como proteção do frio, engana-se.  Não é a toa que no sul do Brasil, norte-americanos e europeus as preferem. Lá se tem excesso de frio, como também de Calor!

Considerando-se habitações de padrão classe média seguramente 30% a menos. A exclusividade e o charme proporcionado por uma casa de madeira, seguramente custará o dobro para se conseguir em alvenaria. Por esse motivo, madeira seguramente é mais viável, até porque, observa-se que para se construir uma casa de alvenaria com requinte, utiliza-se o máximo de madeira possível, no intuito de elevar o nível da casa. Isto prova que a Madeira é um produto de requinte, beleza e confiabilidade

Ainda considerando o fator custo, vale frisar a extrema dificuldade em que proprietários de terrenos têm hoje para concretizar sua tão sonhada casa. São inúmeras, como por exemplo:

  • Pouca disponibilidade de mão de obra especializada a baixo custo;
  • Logística ineficiente quanto ao fornecimento de materiais de qualidade;
  • Dificuldade em encontrar empreiteiras de pequeno porte que realmente garantam o produto e o serviço;
  • Entre outros fatores.

Enfim, não há como se construir com a merecida tranquilidade e segurança garantida. O cliente está sempre vulnerável a novidades desagradáveis. A principal delas é o alto custo do não previsto, a dor de cabeça, descontrole e o risco estrutural, tudo ocasionado pela falta de planejamento. Acaba obrigatoriamente comprando uma casa JÁ PRONTA, sem poder escolher a casa que sonha, e ainda pagando o dobro que custaria fazê-la.  

Plantas sugestivas

Disponibilizamos alguns modelos de plantas de casas pre-fabricadas. Trabalhamos com projetos personalizados.

Consulte-nos

.

Plantas sugestivas

MAMUTE no Facebook